LIVROS DE AUTOAJUDA: VOCÊ JÁ LEU ALGUM?


Olá, boa noite! Tudo joia? Nesse mês muito se falou em felicidade. Então resolvi falar um pouquinho do tema com resenhas e posts no Instagram. Mas nessa busca, eu não poderia deixar de mencionar que as pessoas, cada uma em sua particularidade, tentam meios variados de alcançá-la. E os livros de autoajuda são uma forma de tentarem encontrar esse sentido verdadeiro para alguns.





Cresce não apenas no Brasil, mas no mundo todo a procura por livros de autoajuda.

A pressão, o estresse, a sobrecarga do dia a dia, fins de relacionamentos, questões relacionadas diretamente ao trabalho, como gestão de pessoas e marketing pessoal, e até mesmo a busca por autoconhecimento  e religiosidade são fatores que levam as pessoas a buscarem cada dia mais por essa indústria  tão crescente no mundo, fazendo das obras de autoajuda uma peça importante na vida de seus leitores, servindo de mediação e de sustentação às relações pessoais e interpessoais.




Considerada uma vertente mais recente da literatura, a indústria de autoajuda possui uma vasta gama dentro de gêneros diversos, como arte, ciência, astrologia, cultura, psicologia, comportamento, religião e lazer, por exemplo, englobando uma variada fonte de assuntos. Assim, os leitores desse tipo de obra atingem os mais diversos interesses, abrangendo público alvo, idades e grupos sociais diferenciados. 

Há de se falar ainda que esse tipo de literatura é visto por muitos como um gênero literário de caráter oportunista.

Então, será que os livros de autoajuda na prática funcionam mesmo?

Sabe-se que a meta principal desse tipo de obra é fazer com que as pessoas sintam-se melhores, mais confortáveis e até mais felizes e confiantes.
Contudo, segundo especialistas, muitas vezes o efeito pode ser contrário. Segundo pesquisas científicas, pessoas com baixo autoestima podem sentir-se inferiores quando postas em exposição  a afirmações positivas. 

A verdade é que independente de fazer bem para uns e causar mal a outros, o que precisamos mesmo é ter consciência de que nós é quem devemos guiar o trajeto da nossa história de vida.
Somos unicamente responsáveis por quaisquer decisões tomadas a conduzirem nossos caminhos.
Livros de autoajuda podem até nos favorecer no sentido de nos fornecer autoconhecimento. Contudo, se não estivermos dispostos, na prática, de fato, a coisa não irá funcionar.

Então, lembre-se:

VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR SUAS METAS, POR SUAS ESCOLHAS!


E aí, gostaram? Espero que tenha contribuído um pouquinho. Afinal, é um tema polêmico, mas que é de interesse de muitos. Mas se vocês pensam que o assunto terminou, estão enganados! Vem mais por aí!

Então conta aqui: você já experimentou ler algum livro de autoajuda? Qual? Comenta! 


Ah, lá no insta tem mais posts bacanas, viu?! 

Me segue nas redes sociais e comenta! E não deixe de curtir minha fan page!

Fico feliz em ver a contribuição de vocês e mantermos uma troca inteligente!







Referências: http://www.infoescola.com 
                            http://www.livrousado.com
                            http://www.resumoescolar.com
                            http://www.maisequilibrio.com.br















2 comentários

  1. Oi Ana!
    Muito legal essa discussão!
    Já tive preconceito contra livros de autoajuda, até que peguei alguns que casaram certinho com algo que eu estava vivendo naquele momento. Parecia que eles diziam o que eu precisava ouvir, sabe? Desde então não tenho mais preconceito e procurei ler outros livros do mesmo gênero.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, Sora! Um prazer tê-la por aqui! Sabe que eu também penso igual? Aconteceu o mesmo comigo, mas como boa leitora, aprendi a quebrar mais essa barreira!
      Fique à vontade para aparecer sempre que quiser, viu? Aproveita e dá uma curtida aqui no blog e me segue aqui e nas demais redes sociais! Obrigada pela visita!;)
      Grande beijo e Feliz Páscoa!

      Excluir