Resenha 03: Os Nossos Teoremas


RESENHA:  OS NOSSOS TEOREMAS


Título Original: Poesia Portuguesa - Os Nossos Teoremas

Autora: Sara Sousa

Ano: 2018

Páginas: 52


Conforme definição do Dicionário Aurélio, por teorema, entende-se  uma "proposição que deve ser demonstrada para se tornar evidente".

Os poemas contidos no e-book da autora portuguesa Sara Sousa trazem à tona um misto de sensações e ciência (razão X emoções), já que, através da busca pelo próprio Eu, o ledor, à sua maneira, encontrará os seus próprios teoremas, ou seja, suas próprias "proposições" acerca do amor e do infinito, do belo sob seus conceitos individuais.

Por meio de um sutil entrelace, a autora, de forma inteligente e cativante, envolve a quem lê, comum belo jogo de palavras , leva o ledor a reflexões diversas, reflexões estas que surgem por sensações e hipóteses afins, inclusive pela compreensão do que nos cerca.


"Afinal não existe aleatório,
tudo tem consequências.
Quando juntamos as nossas consciências,
O nosso poder, ele é notório.
Por entre as marés do contraditório..."

                                       (Trecho do poema Poder Notório, página 26)



Na envolvência com o todo, Sara Sousa nos aborda com seus 43 poemas demonstrando o Eu pelo tempo (Némesis), sabedoria (Sophia) e o amor (Eros).

Sutileza e ao mesmo tempo firmeza, com abordagens às reais necessidades de todo ser humano no mais íntimo de seu ser são características marcantes da obra, que induzem o leitor a questionamentos e descobertas.




E assim , em meio ao certo, ou o incerto, ao amor, à paixão, e quem sabe até mesmo à ilusão, o Chronos e sua relação íntima com o Universo, quem adentra nesse ambiente de palavras e encantamentos com certeza sente-se convidado a ler mais e mais as poesias e teoremas que Sara Sousa os convida a conhecer, elevando assim o seu coração com a perfeita harmonia contida em cada verso.



O e-book Os Nossos Teoremas está disponível no site da autora, cujo link está marcado nas referências da resenha.

Sara Sousa é Bióloga, Médica Dentista, Pintora e Escritora.




               http://momentospoesia.club/
               



2 comentários

  1. Ficou linda! É uma honra para mim! Obrigada pelas suas palavras Ana Claudia!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Imagino que seja a Sara! Que bom que gostou! Será sempre uma honra pra mim, poder trabalhar nos projetos do Momentospoesia.club! Grande beijo!

    ResponderExcluir