Bate-papo com o autor Cássio A. Fernandes

Olá, cafeinados! Hoje é um dia especial! Depois de um bom tempinho, trago para vocês mais um "Bate-papo com o Autor"! Simmm! E estou muito feliz!

Hoje a conversa é com um autor que se tornou alguém muito querido. Um friburguense que já andou passeando pelas redes sociais do "Café"! ;)

Puxem a cadeira, peguem uma xícara de café e acheguem-se que o papo é longo, mas muito gostoso!








Como você descreveria o autor Cássio A. Fernandes?

Alguém que só não vive num mundo de fantasia porque não dá! (risadas)
Que é bonzinho com seus leitores! Que lhes entrega livros com ações fantásticas e personagens únicos! Só vitórias! (risadas)

Quando você se percebeu no meio literário? Qual foi seu maior incentivo para adentrar na literatura?

Há três anos mais ou menos, em meados de 2015.
Conforme os RPGs (role playing games) foram avançando, fui ficando mais animado a deixar cada uma das histórias contadas mais completas e emocionantes... E é claro, eternizá-las de alguma forma.
Nós jogamos um modelo de RPG chamado Tormenta. Uma obra brasileira fantástica, com diversos livros, tanto de histórias e contos, como de regras e manuais. Vendo um mundo tão intenso e bem escrito, sendo brasileiro, foi um motivador ainda maior... pensei algo como "eu também posso".

A partir do momento que decidiu que escreveria, qual foi sua primeira história? 

Na realidade, comecei a escrever lá para os 12 ou 14 anos. Fiz alguns livros a mão naquela época, onde eu tinha uma leitora apenas. Haha! Talvez tenha sido a primeira pessoa a me incentivar neste mundo. Mas fica difícil dizer que estava no mundo literário neste período, pois ainda não era envolvido com literaturas de outros.
O livro desta época se chamava The Legend of Heven Hearths (A lenda dos Heven Hearths). É uma história que algum dia eu retornarei e refarei para que seja tão épica quanto Linra está sendo!
Agora, depois que entrei no mundo literário mesmo, foi em 2016, quando lancei meu livro “O Conto da Dama de Fogo”, e tive a oportunidade de ir na Bienal e ver que nossos autores nacionais são feras! A propósito, “Linra - 18 Almas” tinha sido escrito antes do “Dama de Fogo”, mas decidi publicar “o Dama” antes por razões pessoais!

Em "O Conto da Dama de Fogo", te contei da minha predileção por Daien! 😉 
Como é o processo de criação dos seus personagens para cada história?

Cerca de 50% dos personagens foram baseados em personagens criados por mim nestes RPGs, ou mesmo por amigos. Daien era interpretada por mim em um destes RPGs, onde na época as únicas coisas que tinha em comum era a vontade de ser uma deusa e a manipulação de chamas.
Grande parte destes personagens, mesmo sendo RPGs jogados de formas diferentes, com pessoas diferentes, e em modelos diferentes (quantos diferentes, né?), foram adaptados de forma a ficarem mais coesos e impactantes nas histórias (e para que fizessem sentido! Haha).
Além de que enriqueci Linra criando formas e adaptações para que cada um dos jogos que presenciei se tornassem parte de um mesmo mundo.
Bem... No final os personagens se tornaram mais únicos nos livros, distantes do que éramos em mesa, mas ainda mantém as essências.
Nossa, falei muito, né? Mas como um exemplo, todos os personagens de "O Conto da Dama de Fogo" e "Linra - 18 Almas" são meus 100%! Haha! Estes que foram baseados nos dos meus amigos estão em outros livros, como As Crônicas de Linra!

No apêndice de "Linra - 18 Almas", você diz àqueles que gostaram da história, que poderiam esperar por mais. E sabemos que você já nos deu de presente por alguns dias atrás "As Crônicas de Linra: Caminhos Cruzados 1", disponível na Amazon gratuitamente.  O que você pode nos contar dessa história?

As Crônicas 1 têm um lugar mais do que especial em meu coração! Ela é a minha primeira aventura de RPG! E como RPG foi a base Linra, essa história é como uma mãe ou avó!
Bem, também não se passava em Linra, e adaptei muitos dos acontecimentos nesta aventura, e isso como expliquei acima sobre alguns personagens!
Mas então vamos falar um pouco mais? Acho que quem leu ou está lendo meus três livros acaba sentindo que mudo muito o clima de escrita e tema de um livro para o outro...  Em “18 Almas” era guerra e companheirismo... “Dama de Fogo” era família e sonhos... E “Caminhos Cruzados”? Haha! Tem romance, tem aventura, tem crescimento mútuo.
Nós acompanhamos as engrenagens do destino brincando com três indivíduos - Illys, Kurokageyama e Belektor. Uma assassina com dupla personalidade e que é naturalmente boa, um samurai honrado, mas cheio de pensamentos, e um elfo que falta muito de bom senso!
Nesta primeira parte vamos acompanhar como os três se conheceram e como os laços vão se formar, levando eles a uma aventura inesperada.
O que posso dizer é que o encontro dos três é quase como um imã para novos eventos! Atrai problemas, atrai novas pessoas, atrai novos lugares! Creio que vão gostar bastante, até por que é a primeira vez que em um dos meus livros os leitores poderão torcer (ou não) para que um casal surja! Hahaha!

Há alguém em especial que você seja grato por estar tão envolvido no universo de Linra? Poderia nos revelar quem é?

Acho que todo mundo que leu, que conversa ou conversou comigo, e que esteve ao meu lado nesses quatro anos desde que comecei a criar Linra tem sua devida importância.
Não acho que tenha um nome forte que possa dizer que esteve presente em tooodo o momento, mas talvez... Humm, vou deixar como segredinho! <3

Vamos falar de personagens. Quais são os seus favoritos em "O Conto da Dama de Fogo"? "E em Linra-18 Almas"? Por quê?

Em “O Conto da Dama de Fogo” certamente é a Lunien (Mesmo que eu ame Daien e Krateien imensamente!). Ironicamente, ela era um personagem que inicialmente não estava presente. A primeira versão do livro não tinha a presença dela! Consegue imaginar isso?
A imagem de uma mulher forte é algo que eu gosto bastante, sendo bem presente em meus livros. Tal como de homens protetores! E a Lunien, por conta da ausência do pai dos Darhterus, é obrigada a fazer o papel de ambos.
É uma personagem que uma vez que criei, atribuí uma importância em diveeeersos níveis! Uma mãe exemplar, uma mulher poderosa ao extremo, compreensiva, carinhosa... E infelizmente, para ser ainda mais útil a família e ao mundo, acaba por ser ausente.
Fica um segredinho! Ela aparece em outros livros, então se quiserem saber mais dela, irão! <3
Agora em “Linra - 18 Almas”, o negócio fica intenso!
Acho que tenho alguns em destaque - Shiranui, Saten, Vars, Ciel, Jibril e Legiel.
Começando por Shiranui, que é uma das minhas favoritas em todo este mundo... Alguém que se ferrou bastante na vida, mas sempre lutou para dar a volta por cima. Um sorriso verdadeiro é uma forma de poder incalculável! A forma calma e pacífica que a mesma possui, combinada com a determinação para lutar se for preciso, são características que fazem dela uma das minhas xodós!
Saten e Vars, os irmãos Venari, são uma dupla de grande importância desde que comecei a construir Linra. A garota adulta que mais se parece como uma criança, determinada, até desesperada por conta de seu amor e vontade de viver, e é claro, que carrega o peso de piadas por conta de seu tamanho! Ela era para ser a principal do “18 Almas” quando o fiz da primeira vez, mas Shiranui ganhou um pouco mais espaço do que ela.
Vars é um personagem divertido! O canastrão é alto, exibido e um pouco complexado com sua irmã! É alguém que todo mundo gostaria como amigo, mas passaria um pouco de vergonha alheia! Faz parte, né?
Ciel e Jibril, os opostos amigos de Shiranui! Ciel é um dos personagens que meus leitores masculinos mais gostaram. E jibril é a popular do grupo feminino! Hahaha!
Ciel é um galinha, ou tenta ser, né? Escrever sobre ele sempre foi muito divertido e interessante! É protetor, poderoso, um pouco exibido também... e duro na queda! Desistir? Ser inferior a alguém? Termos que o mesmo desconhece.
Jibril é nossa... tadinha, não vou chamá-la de anjo... Ela não gostaria. Se tem uma mulher realmente forte em “18 Almas... essa alguém é Jibril Aeterna Victória. Alguém que busca o que considera certo, que quer entender o que realmente está acontecendo, que é capaz de enfrentar o próprio Deus por aquilo que achou e considerou como o certo.
E por fim, chegou a um personagem que vou até evitar falar muito nele... Menino Legiel... O elfo negro. Desde que comecei com Linra, este é um nome forte no cenário... Alguns não gostarão dele, o que é compreensível, mas aos que se interessarem pelo menos ficaram surpresos. Creio que o mesmo tem uma capacidade de impactar muito mais do que esperam! (Principalmente nos próximos livros).

Os personagens dos seus livros teriam, de alguma forma, algo relacionado à sua história de vida? Se sim, poderia nos contar?

Alguns sim. Como alguns são encarnações dos personagens originais de amigos, os criados e interpretados por mim são beeeem relacionados a mim.
Vamos pelos destaques? Acho que eu tenho muito da dualidade da Illys, de Caminhos Cruzados... Hora muito de boa, hora cansado e nervoso com tudo... Haha!
Daien representa muito forte o que eu penso continuar tentando o que eu acho certo... Tal como Krateien mostra o meu lado rígido que algumas vezes acaba se tornando um obstáculo.
Shiranui é como eu gostaria de ser... Realmente calmo, pacífico... E Legiel como eu poderia ser caso tivesse experiências como as dele.
Tsukihime (protagonista do livro que estou escrevendo no momento) tem muito dos meus impulsos que volta e meia tenho... E que por vezes dá errado e sou obrigado a apenas aceitar. Haha...
Outros personagens prefiro não comentar para não criar spoilers! Haha!

 Como surgem as ideias para você delinear as suas obras? Teve alguma inspiração específica?

Bem, grande parte vieram dos RPGs que joguei. Mas quando eu mestrei que criei Linra e estamos aqui agora. Além dos RPGs, muitos animes e jogos me inspiraram. Alguns personagens até detém aparências similares ou nomes por conta disso, como homenagens a obras que amo tanto. Outros casos, realmente de inspiração.
Como alguns exemplos - Fate/Stay Night, Madoka Mágica, Blazblue, Tormenta RPG, Soul Calibur...

Depois de "Crônicas de Linra: Caminhos Cruzados 1", tem mais novidades vindo por aí que poderia nos revelar?

Claro! O parte 2 de “Caminhos Cruzados” está 100% completo, aguardando seu momento para daqui a alguns meses, quando alguns leitores já tiverem experiência com os outros, continuarem com a aventura e chegarem a sua conclusão.
E para depois do “Caminhos Cruzados”, estou com o "As Crônicas de Linra 2 - Pecado Inocente" como continuação do “Caminhos Cruzados 2” (o que estou escrevendo atualmente), mas tendo outros personagens, outra história, mas que dá continuidade e finalização a partes que apresentei no Crônicas 1.
E por fim, também aguardando há um bom tempo - "Linra - Duas Cores (Parte 1)". Este que terá de aguardar ainda mais tempo e será uma trilogia. É a continuidade direta do “18 Almas” e de “O Conto da Dama de Fogo” (e por consequência dos três Crônicas), mas também possuem novos personagens que dirigirão a obra (E posso dizer, minha protagonista favorita é desse).

 Você participou do projeto Semana Adote um Autor Nacional no mês de outubro, em parceria com o Café com Leitura Blog. O que achou dessa experiência?

Foi uma das melhores experiências que já tive na vida. Me deu muita energia para continuar, mesmo com tanta dificuldade. Como faço para repetir? É sério! É tão bom que se tiver oportunidade quero de novo! HAHAHAHA!

Gosto de pensar que a cada história escrita, autores tenham a intenção de nos passar mensagens, independente do gênero literário ou do rumo das tramas escritas. Nas suas histórias, que mensagens pretende nos passar?

Vamos lá!
“O Conto da Dama de Fogo” - Quero mostrar para todos como devemos dar importância às nossas famílias. Todos temos um ou outro problemas com ela, mas ainda são sua família. Respeitem e ame-os sempre, ok?
“Linra - 18 Almas” - A vida é uma luta constante, não é? Você talvez seja bom no que faz, mas sozinho não vai alcançar tudo o que seu potencial realmente permite! E mesmo para aqueles que parecem perdidos, junto de bons companheiros, certamente encontrará seu caminho. Lutem sempre!
“As Crônicas de Linra - Caminhos Cruzados 1” - Tem coisa que parece destinada a acontecer... O amor talvez seja uma dessas... E muito provável que a pessoa destinada para ti não virá tão fácil. Se aventure, aproveite sua juventude, encontre suas respostas!

Teria aqui a intenção de nos deixar algum recado? Se sim, fique à vontade!

Vamos conquistar o mundo!
Haha! Ana, muito obrigado mesmo pela oportunidade. E pela surpresa também! Estou mais do que agradecido, estou emocionado... Literatura é um universo fantástico, seja lá qual for o gênero, mas nenhum autor consegue ser feliz se não alcançar pessoas. Acho que muitos leitores compreendem isso, pois são autores em seus corações também. Contamos algo porque queremos despertar algo...
É bastante complicado alcançar as pessoas, mesmo aquelas que poderiam ser nossos alvos. E em um momento como este, onde todos estamos passando por tanta dificuldade, fica ainda mais triste... Há aqueles que alcançamos, mas não podem comprar um livro... Há aqueles que não se interessam por nenhuma forma de leitura...
Mas, é aquele sentimento... se eu alcançar mesmo que uma única pessoa, meu esforço não terá sido em vão. Aos que me deram essa oportunidade, saibam que estou extremamente feliz por isso! Espero muito que amem Linra, que atice a curiosidade e sentimentos intensos, mas se por algum acaso não amarem, sintam-se a vontade de falar comigo, pois farei meu melhor para que Linra seja um mundo épico para todos! <3
Obrigado!!!

Nossa, a cada bate-papo, muito carinho e muitas surpresas! Posso dizer que ganhei um grande amigo nas conversas pelo messenger, no Facebook! Eu adoro falar e ele, puderam perceber que também, não é?! rsrs
A mim foi uma honra trabalhar na divulgação de "O Conto da Dama de Fogo" , e de "Linra - 18 Almas" , no projeto Semana Adote um Autor Nacional , que aliás também tem um belo post aqui no Café com Leitura Blog . Além da divulgação no Instagram do "Café" do livro "Crônicas de Linra 1: Caminhos Cruzados" .

E aí, gostaram do bate-papo? Já conhecem as redes sociais do autor? Não?! Então atentem-se aos links abaixo!




Até mais!





Nenhum comentário