64/2020: DESEJO E HONRA



"Amanda era uma ladra, não qualquer uma, mas a melhor da região. Ofício que havia aprendido e herdado de seu pai, o melhor ladrão e assassino do estado..."

Olá, pessoal! Tudo bem por aí?

Vamos de resenha de um livro de romance com toque de magia?? Eu a-do-ro!!!

Me acompanhem! 

Título Original: Desejo e Honra

Autora: Tatiane Durães

Ano: 2019

Páginas: 304

Publicação Independente

Sinopse

Amanda precisa fugir. Os guardas da Força Pública estão em seu encalço e ela não quer perder sua adorada liberdade. Para não ser presa, precisará pedir auxílio a Lurdes, uma antiga amiga de sua falecida mãe, e terá que trabalhar na casa do Conde de Castro. Seus planos parecem simples: fingir ser uma dama doce e inocente, ficar escondida tempo suficiente para que o delegado a esqueça e afanar as joias da casa — sua especialidade — para ir para bem longe dali. Mas a jovem ladra não esperava esbarrar com o segredo de Leon e ser desafiada por mistérios além de sua compreensão, que podem mudar todos seus planos.


Amanda era considerada a melhor e mais cuidadosa ladra da província, em Monte Fino/MG. Tal ofício, aprendera com seu pai.
Defendia-se como ninguém.
Era boa no uso de espadas e adagas, arcos e flechas, inclusive no manuseio de armas de fogo.

Era um período transitório no Brasil, entre o término da escravidão e a chegada dos primeiros imigrantes no país.

Traída por Henrique — seu parceiro e amante — encontra Lurdes, uma antiga amiga de sua mãe, que a conduz à fazenda dos Castros, onde começara a trabalhar auxiliando na cozinha, conseguindo fugir dos agentes da Força Pública.

O que afinal de contas haveria acontecido ao seu parceiro de trabalho?

Amanda precisava de respostas.
"Havia tantas diferenças naquela casa, naquelas pessoas e naquele senhor, que a ladra esperava ser surpreendida novamente. Só desejava que fosse positivamente, se não, ela espantaria a todos."

 


Para ela, em princípio, tudo tratava-se apenas de traçar um plano de fuga, até que conhecera Leon, dono da casa e filho do Conde .

"Amanda ficou olhando para a porta com o livro nas mãos, ainda tentando entender aquele que lhe parecia um homem saído dos romances ingleses, mas com atitudes e segredos que não condiziam com suas ações."

A partir daí, a jovem ladra começara a sentir-se extremamente atraída por seu patrão, que guardava um segredo importante.

Passa a notar, sentir, que coisas estranhas começaram a lhe aguçar a mente, quem sabe, dispersando seu foco inicial.
"Vagou por seus pensamentos e lembranças, como num rio espectral que a conduzia para além do físico. (...) Vislumbrou o presente, o passado e o futuro de sua vida e de todos que a cercavam. Testemunhou a existência das linhas vitais do mundo e tudo o que era vivo. E, então, caiu na escuridão do sentir."

Uma história forte, embasada a detalhes históricos importantes à narrativa, com linguagem apropriada e bela construção de cenários, assim como boa estruturação no processo de criação dos personagens. 

Desejo e Honra   foi um romance que eu sinceramente gostei muito de ler!

Mistura magia, ação e amor, pitadas em doses perfeitas e necessárias, em minha opinião, à uma construção cativante e atrativa aos leitores que se encantam por tal gênero literário. 

Além de tudo isso, vale enfatizar o belíssimo trabalho de arte, a capa exuberante, uma diagramação linda, feita pela própria Tatiane Duraes, e que é condizente com a sua proposta.


"O campo era extenso, o sol os esquentava e a brisa trazia dos doces cheiros das flores do campo".

Sobre a autora


Tatiane Durães nasceu em Monte Mor, onde mora até hoje.
É assistente administrativo, formada em Administração de Empresas na Unip - Universidade Paulista. Com quinze anos leu O Alquimista do Paulo Coelho, se apaixonou pela literatura e não parou mais de ler. Em 2013 começou a escrever sua primeira história depois de ficar imaginando vários finais diferentes para livros e filmes que lia e assistia. Um ano depois seu mundo ganhava vida no nome de Arcantatys.



E aí, o que me dizem?
Já leram?
Eu amo histórias assim e o trabalho da autora de fato conseguiu me cativar!

Beijos Literários!

3 comentários

  1. Lendo sua resenha, o que senti é como se fosse uma mistura de emoções e sentimentos. Parece ser uma obra que te conquista logo nas primeiras páginas. Confesso que a curiosidade bateu forte aqui. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  2. Descreveu perfeitamente! E que material bonito de se folhear, Gustavo! Publicação independente e muito caprichosa!

    ResponderExcluir
  3. O livro é uma obra de arte em si!Que capa linda! Que detalhes! Amei! Também adorei a resenha, parece ser um romance de época clichê, coisa que muito me agrada- Ainda mais por ser brasileiro! Anotado na lista infinita de leituras!

    Abraços!

    ResponderExcluir