66/2020: ABISMO DO MAL


"Nunca se sabe onde o mal vai surgir, ou em que forma ele vai se materializar, até ser tarde demais!"

 Olá, como vão? 

Mês de outubro acabando e eis que finalmente a minha primeira resenha das leituras do mês começam a surgir! Hahaha!

Vamos conversar sobre uma antologia que traz contos  baseados no horror cósmico de H.P. Lovecraft. Me acompanhem!


Título Original: Abismo do Mal - Uma homenagem brasileira ao Horror Cósmico de Lovecraft

Antologia com organização de Gabriel G. Sampaio

Ano: 2019

Páginas: 264

Editora: Lura Editorial

Sinopse

Monstros do espaço, ameaças interdimensionais e mistérios que desafiam sanidade a do mais valente explorador! Assim costumam ser as histórias do chamado “Horror Cósmico”, um subgênero do Terror que surgiu a partir da literatura de Howard Phillips Lovecraft.
Este livro traz um conjunto de histórias inspiradas nos trabalhos do escritor americano. Para além disso, “Abismo do Mal” tem o objetivo de estimular a produção de um novo Horror Cósmico – um Horror Cósmico Nacional, tão insano e contraditório quanto a própria sociedade em que vivemos!
Inspirados em elementos da realidade brasileira, os contos unem mitos indígenas, causos do interior, problemas sociais e até lendas infantis. Tudo misturado com muita morte, loucura e, claro, tentáculos abissais!

"Mal acredito que estou viva e escrevendo novamente".

A obra  Abismo do Mal reúne uma coletânea de contos de autores variados, mas que caminham no mesmo sentido na proposta da editora quando o assunto é trazer ao público-leitor histórias sombrias, todas baseadas no horror cósmico das obras lovecraftianas, subgênero que surgiu a partir da literatura de Howard Philips Lovecraft , o que vem como uma espécie de homenagem brasileira àqueles que admiram, bem como, no meu caso, àqueles que desejam conhecer.

"Cada passo equivalia a cem batidas do meu coração. Meu rosto aqueceu e achei que desfaleceria. Quem além de mim estaria naquela  casa abandonada? Com que intenção?"

São 32 contos que nos inferem espaços como hospitais psiquiátricos, lendas, como a da vitória-régia, nos remetendo à região amazônica do país, instigando a imaginação do leitor com, não somente este ambiente, mas ainda diversas localidades ligadas ao folclore e que se adequam à premissa contida nesse projeto da Lura.

"Ali, deitado sobre mortos, percebi que somos lixo!"

Loucuras reveladas em identidades narrativas diversificadas.

Corvos.

Medo.

Maldades humanas...

...maldades, quiçá, sobrenaturais aos olhos de quem crê.

Os contos que mais me chamaram atenção foram "Úmido", de Jõao Bonorino, "Molambudos", por Marcelo Dias de Carvalho Filho, "Saudades", de Bruno Iochins Grisci e "Sementes do Mal", da escritora Raquel Cantarelli, que inclusive conheci em sua obra Folhas do Mal, que li no ano passado, nesta mesma época do ano, quando fui apresentada à escrita da autora. Aliás, tem resenha do livro de Raquel aqui  no blog.

"Eu abria as janelas, as portas, mas sempre me sentia imerso na penumbra".

Outro ponto que não poderia deixar de mencionar foi a apresentação da obra por Gabriel G. Sampaio, muito convidativa a adentrarmos no universo organizado por ele junta da Lura Editorial.



E aí, já leram?

Esse é o meu recadinho de hoje por aqui e espero que tenham gostado!

Beijos Literários!



Nenhum comentário