004/021: O CAÇADOR


"Seus dedos se moveram de leve, escorregando pela bainha da faca, enquanto os olhos se apertavam para calcular a marcha do Sol. Ainda era possível adiar o inevitável.”

Olá, como vão todos??

Gostam de histórias que nos remetem aos tradicionais contos de fadas?

Então me acompanhem que a dica de hoje é perfeita! 



Título Original: O Caçador

Autora: Ana Lúcia Merege

Páginas: 92

Ano: 2021

Editora: Draco


Sinopse

“O Caçador” foi o primeiro livro escrito por Ana Lúcia Merege, que sairá em edição revista e atualizada. A obra é protagonizada pelo caçador de Branca de Neve, que, após cumprir sua penosa missão, acaba transitando por muitos contos de fadas em busca de seu verdadeiro propósito! Além dos contos tradicionais, o livro teve outras referências, em especial os contos de fadas sombrios de Angela Carter e a HQ “The Hunt”, publicada na série “Sandman”. Apostamos que irá agradar aos fãs de livros, filmes e séries que revisitam contos de fadas, tais como “Era uma Vez”e “A Menina da Capa Vermelha”, bem como a leitores de fantasia e de romances históricos.

“Tudo que sabia é que, a cada visita que fazia ao castelo, mais se tornava difícil partir; mas até então não conseguira entender o motivo, portanto também não havia uma razão pela qual ficar.”

 

Para aqueles que, assim como eu, são fascinados pela possibilidade de estarem envoltos ao universo dos contos de fadas, eis que a escritora Ana Lúcia Merege acaba de trazer em sua nova publicação um apanhado de magia sob a perspectiva do caçador. 
Interessante, não acham?

A obra, que traz uma narrativa leve, gostosa de ser lida até mesmo por nitidamente sentirmos o trabalho de pesquisa da renomada autora, faz com que sintamos como se estivéssemos sentados ao lado dela, ouvindo-a narrar cada fato.

Observa-se a sutileza nas descritivas dos espaços, além de um vocabulário nobre, engenhoso e envolvente. Digno de um conto de fadas!

"– Tem uma boa faca? Uma faca afiada, que chegue até o coração? Não importa – continuou, dispensando-o, com um gesto, de desembainhar a faca de caça. Importa que conheça bem os caminhos da floresta. Os mais profundos... para onde vão as feras."

 

Sobre o personagem central de sua história, o Caçador – seria mesmo ele um bom servo? Um bruto com as sensibilidades aguçadas devido às suas vivências e vastas experiências nos bosques e florestas ao redor do castelo, ou um nobre e sensível homem sonhador?
Ou até mesmo seria esse um jovem solitário? Um andarilho?

Perpassando por personagens famosas, como a Rainha Má, da Branca de Neve, João e o Pé de Feijão, o Flautista Mágico e alguns outros que com certeza enriqueceram nossa infância da mais pura magia, a autora traz uma bela história, percorrendo por reinos, por cada estação do ano, deparando-se, assim, com os mais diversos seres fantásticos das histórias mais conhecidas por todos nós.

“...pôs-se a cantarolar, e sua voz, indo de encontro aos sons da floresta, alvoroçava as aves noturnas, que esvoaçavam sobre sua cabeça num presságio do que estava por vir.”

Fato é que, em meio às missões pelas quais o protagonista enfrenta, depara-se com escolhas X questionamentos X ordens, trazendo certa proximidade, uma forma de conexão do leitor com suas aventuras, passando ao final a mensagem de que a fantasia serve sim como fonte inesgotável às nossas imaginações, através de reflexões dentro do que o autor, e no caso de Ana Lúcia Merege , o fez com maestria.



Sobre a autora

Ana Lúcia Merege é Mestra em Ciência da Informação e curadora de Manuscritos da Biblioteca Nacional.
Autora dos romances Anna e a Trilha Secreta, Orlando e o Escudo da Coragem, O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos, A Fonte Âmbar e O Tesouro do Mares Gelados, além de vários contos publicados pela Editora Draco, onde também organiza coletâneas como Excalibur, Medieval, Magos, Duendes e Meu Amor é um Sobrevivente. Escreveu ainda O Caçador, Pão e Arte e o ensaio Os Contos de Fadas. A autora mora em Niterói – RJ com seu marido e filha e trabalha com manuscritos na Biblioteca Nacional. Além de escrever, tem paixão por viagens, gosta de pesquisar sobre mitologia e de contar histórias.

Blogs www.estantemagica.blogspot.com www.castelodasaguias.blogspot.com

Bom, pessoal, é isso!
A propósito, acessem aí para apoiarem o projeto no Catarse!

Beijos Literários!

Um comentário