CAFÉ COM LEITURA EM PARCERIA COM NEUROPSICÓLOGA TRAZ AO PÚBLICO-LEITOR O PROJETO "LITERACURA"

Até que ponto a literatura pode ter certo "poder de cura"?

Ou melhor: saúde mental e literatura podem estar intimamente ligados?

São justamente por tais âmbitos que eu, a Ana do Café, e a psicóloga Josiane Faltz estamos dando início com o projeto intitulado Literacura, que tem como proposta apresentar ao público não fórmulas mágicas, mas sim possibilidades através dos livros como meio de oferecimento de uma visão um tanto mais aprofundada de mundo, seja pelas instâncias internas — emocionalmente falando — externas, ou até mesmo como uma mistura de ambas.

Por ser tão bela em suas diversidades, não é segredo para ninguém (ao menos eu creio!) que a literatura tenha a capacidade de nos emocionar, de promover reflexões e até mesmo de nos acarinhar. 

Diga-se de passagem que dias atrás li algo que mexeu positivamente com meu interior: que a literatura tem, em outras palavras, a propriedade de cuidar do que alguns afirmam ser uma espécie de "padecimento da alma". Bonito e um tanto filosófico, não acham? Mas não é só isso!

Aqui, não é de romantizar o assunto que iremos tratar (embora esse seja até um assunto para pauta!).

Fato é que a literatura muitas vezes é tida como um refúgio, entretanto não é o caso a abstração do mundo real. Não é esse o ponto. Mas, de maneira oposta, pode-se e deve-se tê-la como uma ferramenta que nos possibilite enxergar além dos muros que possam nos impedir  de seguirmos adiante.

Ítalo Calvino em sua obra Seis Propostas Para o Próximo Milênio afirma que existem coisas que só a literatura, através de seus meios específicos, podem proporcionar ao homem.



Desta forma, não apenas aqui, mas em nossos instagrans, vocês terão acesso a muito conteúdo de qualidade, atrelando literatura e saúde mental. Detalhe importante: não somente sob o olhar da blogueira/escritora, mas ainda pela excelente profissional da área da psicologia que é a Josiane Faltz.

Por falar nisso, vamos conhecer um pouco mais da profissional:



Atualmente, Josiane Faltz trabalha como Psicóloga Clínica na abordagem Terapia Cognitivo Comportamental e é especialista em Neurospicologia, realizando avaliação neuropsicólogica.

Com a inciativa Literacura, estaremos trazendo postagens instrutivas, de caráter enriquecedor.

Através de dicas de leituras, filmes, lives, enquetes (o que já iniciamos), enfatizando a entrada da literatura no cotidiano das pessoas não como uma forma de alienação, mas como  assimilação da leitura enquanto processo de conscientização e autoconhecimento.



Aliás, sobre a live que alavancará a inciativa, anotem aí:

Acontecerá no meu instagram, @cafe-com_leitura, no dia 19 de dezembro, sábado, às 19 horas.

Espero que tenham gostado e que n os acompanhem !

Será um prazer dialogar com vocês! 

Beijos Literários! 



18 comentários

  1. Que projeto incrível, parabéns pela iniciativa! Também acredito no importante papel da literatura na ajuda e no entendimento da mente, consequentemente possui também o poder de auxiliar a saúde mental a se manter sempre em dia. Vou ficar ligada nas dicas dos livros! Parabéns mais uma vez! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Muito obrigada, Patrícia! Te convido a acompanhar em nossas redes sociais! ;)
      Inclusive, nossa live de estreia foi muito construtiva!
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Oi, Patrícia! Tudo bem? Que alegria ter você aqui! Esse projeto é nossa menina dos olhos! Literatura e saúde mental! Contribuição na certa a todos! Te espero na live! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Que projeto maravilhoso Ana, amei.
    As fotos ficaram lindas, vou ver se consigo assistir a Live. Parabéns por essa parceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Te esperarei com certeza! São temas muito ricos e que super valem a pena em nossa construção enquanto pessoas e leitores! Grande beijo!

      Excluir
  4. Já te falei isso Ana, mas achei incrível a ideia desse projeto! Eu sempre amei ler e algumas vezes já ouvi críticas que eu usava isso como forma de fuga. E é muito legal ver esse projeto, com uma psicóloga, pra mostrar que a leitura vai muito além disso. Curiosa para começar, vou tentar assistir a live no dia 19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura como forma de fuga foi um tema muito falado na nossa live de estreia, inclusive, Ju!
      Nos acompanhe! ;)
      Bjs

      Excluir
  5. Ahhh, eu fico muito feliz com esse retorno e causa uma expectativa ainda maior! Temos muitas ideias pra pôr em prática! Contamos com vocês! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana! Estou acompanhando um pouco sobre essa proposta do Literacura, já lá no Instagram do Café com leitura. Achei um projeto sensacional e muito necessário! Porque a nossa saúde mental e a literatura estão intimamente ligados, com certeza. A literatura possui esse poder de transformação e convida para autoconhecimento também e reflexão sobre tantas coisas. Meus parabéns! Ainda mais sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora! Tudo bem?
      Que bom saber que influenciadores como você apoiam a iniciativa! Temos um papel muito importante no processo de junção da literatura à saúde mental.
      Grande beijo!

      Excluir
  7. Oi Ana, tudo bem? Vi lá no instagram e achei incrível o projeto. Acredito que a literatura de forma geral tem o poder de transformar nossas vidas. Seja por meio do conhecimento, dos aprendizados, como também nos impulsionando a sermos pessoas melhores. Esse ano por exemplo li diversos livros sobre desenvolvimento pessoal, fiz muitos cursos, e digo que hoje não sou a mesma do início do ano. Encontrar inspiração na literatura é algo incrível. Te desejo todo sucesso nessa live e já vou anotar para assistir. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Que máximo saber que você acompanha o Café com Leitura no insta e está acompanhando esta iniciativa que é uma menina dos nossos olhos!
      Te agradeço pelo apoio! É muito importante juntarmos as mão em prol de associarmos a literatura ao que há de bom.
      Bjss

      Excluir
  8. A literatura é um excelente fio condutor para abordar determinados temas porque gera identificação. Mas, confesso que a palavra alienação me perturbou um pouco. Acho que literatura não aliena, nos conecta.
    Acho interessante a proposta porque há tempos que a literatura é usada por psicólogos (através da escrita confessional) para ajudar a libertar-se de coisas esquecidas-escondidas ou guardadas nas partes mais fundas.
    Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar a literatura como forma de (re)descoberta, conectando-nos é a nossa meta. Sobre a alienação, justamente queremos o oposto. ;)
      Obrigada pelo apoio!
      Bjs

      Excluir
  9. Criei um projeto semelhante no meu ig durante a pandemia, falando de comportamentos que ajudam a manter a saúde mental, entre elas ler e ouvir. Adorei seu post e achei bem sensato e bacana trazer uma profissional da saúde mental pra criar junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Acho importante a criação de iniciativas nessa linha , atrelando bem-estar, saúde mental e literatura.
      Obrigada pelo apoio! Nos acompanhe!
      Bjs

      Excluir
  10. Achei incrível a ideia do projeto. Acredito que a literatura é um meio eficaz de melhorar a saúde mental das pessoas - Lógico que em muitos casos é necessário que haja outros cuidados, terapias, acompanhamentos, mas certamente a literatura é capaz de cumprir um papel super importante, ainda mais considerando que há no seu projeto a participação de uma profissional. Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir