BLOGAGEM COLETIVA: MINHAS LEITURAS DE 2020

 

Olá, como estão?

Primeira Blogagem Coletiva do ano!

As leituras de 2020...

Falar desse assunto me faz lembrar de tantas coisas!

Tantos projetos que foram concluídos, 

e outros que tiveram de ser engavetados...

A pandemia...

O nos vermos quase que obrigados a darmos jeitos de sobreviver a um caos não-programado.

Caos mundial.

Obviamente que as leituras (e até as releituras!) jamais poderiam deixar de estarem em minha companhia, assim como sei bem que nas rotinas diárias de muitos. 

Alguns, como forma de manter o day by day (como eu). 

Já outros, os inserindo quase por uma nova opção, o que foi lindo! E nós, que trazemos esse tipo de conteúdo, claro que influenciamos.

Fizemos do limão uma excelente limonada, tenho dito com frequência, pois nos vimos a nos reinventar, buscar ressignificados.

E a literatura esteve presente!


Eu posso dizer que me considero uma pessoa privilegiada nas leituras que fiz. Claro que sempre tem aquela que você gosta mais, outras que não te marcam tanto...

Por aqui, tiveram duas que me preencheram e me marcaram demais: 

Uma delas foi Deixei Meu Coração Em Modo Avião, da escritora Fabíola Simões, publicado pela Faro Editorial.

Uma leitura que me chacoalhou por dentro e que até pretendo reler. Tive pena de concluir!



E também aquela que me fez sorrir, me trouxe inspiração...



E eu falo de Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery, e, no meu caso, li a edição lançada pelo Grupo Editorial Coerência.

Foi uma leitura que, de certa forma, acabou caindo em "modinha", devido à adaptação da Netflix, mas que eu amei todo o contexto: narrativa, criação de personagens, o espaço lindamente narrado pela autora...

Algo que achei interessante nas minhas pesquisas até chegar a esses títulos foi que cada qual aqui citadas eu li entre março e abril. Início desse período intenso que ainda vivemos.

E li muito mais!

Se não errei os cálculos, foram mais de 70 obras, entre nacionais e estrangeiras.

Mas também li textos meus, que me motivaram, me emocionaram...

... Até que lancei meu primeiro conto na Amazon de maneira independente.

No Dia do Escritor!

Essa foi uma leitura que me acompanhou por um tempo:


A minha noveleta de "honra, amor e café"!

Enfim, falar das obras que li em 2020 remete-me a muitos momentos: bons, tristes, necessários e significativos, que têm me feito amadurecer, florescer, olhar para o novo. 

Meu instante atual.

Elas me acompanharam e têm estado presente, a cada prateleira, na mesa da cozinha, debaixo do travesseiro, dentro da bolsa, no banco do carro...

... e não importa se em e-book ou impresso, a tendência é que permaneçam cada vez mais enraizadas por aqui!


"Iluminada pelo lindo brilho da lua, ela murmurou uma oração de gratidão, vinda direto de seu coração. Agradeceu pelo passado e fez um pedido reverente para o futuro. Ao pegar no sono, sua cabeça confortavelmente repousando sobre o travesseiro, teve sonhos tão brilhantes quanto qualquer donzela poderia desejar". (L.M.Montgomery - Anne de Green Gables)

 Beijos literários!






3 comentários

  1. Nossa, ainda não li seu conto.
    Mas a minha lista de não-leituras aumentou consideravelmente.
    Percebi isso justamente ao preparar o post dessa blogagem (a primeira do ano).
    Eu preciso reler Anne, mas justamente por estar na moda, que eu ainda não fiz isso. rs

    ResponderExcluir
  2. Que declaração mais linda de amor a literatura, fiquei com mais vontade ainda de ler o seu conto e pretendo colocá-lo na minha lista de próximas leituras, por incrível que pareça ela aumentou muito durante a pandemia, porque alguns amigos deixaram a criatividade tomar conta das suas palavras e escreveram história fantásticas e clara quero ler todas.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau!!! Saudades de aparecer por aqui!!! Ainda não li, seus contos, tenho que corrigir isso...Também li Anne de Green, leitura para aquecer o coração...E Você leu muito!!!
    Super beijo

    ResponderExcluir